Blog Anuncie a Palavra

DIA 26 - Discipulado e responsabilidade social: Contribuindo para a responsabilidade social através do discipulado

2 ago 2024, 00h00

"Discipulado é a palavra usada para descrever o processo de aprendizado de uma pessoa com outra. É ser seguidor de alguém que tenha uma vida digna de ser imitada. Jesus é esse alguém, a quem buscamos imitar diariamente no processo de aprendizado.

Não há discipulado cristão sem Jesus como base, modelo e alvo a ser alcançado. As palavras descritas em Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (ACF) mostram que Jesus dá uma ordem que nos direciona para o discipulado.

Enquanto esteve aqui, Jesus cumpriu sua missão através do discipulado, impactando vidas e nos deixando um exemplo magnífico sobre essa prática; ela não se restringe apenas à transmissão de conhecimento, mas também envolve o ensino de valores e práticas que promovem a responsabilidade social e o cuidado com o próximo.

Assim, aprendemos com Jesus, em sua trajetória com seus discípulos, que o discipulado se manifesta na vida, no caminhar, no partir do pão, na estrada e no trabalho. Ser discípulo é uma condição que não tem folga; portanto, em todos os aspectos da vida, o cristão estará reproduzindo o caráter de Jesus. É no caminhar que isso se desenrola, à mesa, na estrada e no trabalho.

Nosso papel como cristãos, discípulos de Jesus, é produzir outros discípulos. Na dinâmica do discipulado, que envolve principalmente o cuidado com vidas, pessoas são restauradas de suas mazelas, curadas de suas feridas e homens e mulheres são reintegrados na sociedade. Pessoas sem expectativas de vida, marginalizadas e esquecidas podem ser cuidadas e lançadas na vida com um diferencial enorme em Cristo através de nós; caminhando com o autor e consumador da fé, com Aquele que muda realidades e dignifica pessoas antes descartadas. Um discípulo é gerador de outros discípulos.

Foi-nos proposta uma missão: parafraseando o texto já citado; enquanto estiverem indo, vivendo, produzam filhos na fé; sejam para eles o que Jesus é para nós: um discipulador."

Pr. Lucivan Pereira
Pastor da Primeira Igreja Batista em Santa Luz
@batistasbaianos