
Eu vou discipular!
Quando o Senhor Jesus Cristo chamou os seus primeiros seguidores, deixou claro para eles que a sua intenção era prepará-los para uma tarefa global: pregar o evangelho a toda criatura, indo até elas mundo afora. Obviamente, para que isso ocorresse, era necessário que eles se aprofundassem no conhecimento de Jesus, desenvolvessem suas virtudes e seguissem seu comportamento, com a finalidade de imitá-lo.
Após a sua ressurreição, Jesus se encontrou com seus discÃpulos e deu-lhes a missão que ficou conhecida como a Grande Comissão. Essa ordem foi dada ao colegiado imediato de discÃpulos de Jesus, mas também extensiva a todos os cristãos ao longo da história, até hoje. A importância da Grande Comissão para os cristãos reside no fato de que ela expressa o coração de Deus e a razão pela qual Jesus veio ao mundo: salvar a humanidade, mediante a fé nEle, e estabelecer um relacionamento pessoal e eterno com cada um de nós. Além disso, estabelece o discipulado como uma prática central da fé cristã.
O objetivo principal do discipulado de Jesus era formar seguidores comprometidos com a obediência aos seus ensinos, dispostos a pregar o evangelho a outras pessoas e ensiná-las a fazerem o mesmo com outras pessoas.
Em termos práticos, o discipulado é uma relação intencional, em que um cristão mais experiente investe tempo, energia e recursos no aprimoramento da vida espiritual de outro crente, com o propósito de formar e capacitar novos discÃpulos, tendo em vista o cumprimento da Grande Comissão ordenada por Jesus (Mateus 28:16-20).
O discipulado deve ser compreendido como um processo contÃnuo e dinâmico de crescimento espiritual e transformação pessoal, que envolve:
. . . . . . . . .Â
Vamos fazer conforme Jesus nos ensinou
Batistas baianos,
É com enorme alegria que me dirijo a cada um de vocês para desafiá-los a impulsionar a obra missionária. Mesmo tendo assumido há pouco tempo essa honrosa missão, me alegro pela oportunidade de servir ao Senhor através de nossa Convenção.
Louvo a Deus pelo esforço que já tem sido empreendido, ao longo dos anos, para expandir a proclamação do Evangelho em nosso vasto Estado da Bahia. Certamente, o Senhor tem abençoado o nosso trabalho. No entanto, considerando que nosso estado foi o primeiro campo missionário dos batistas no Brasil, onde a primeira igreja batista foi organizada em 15 de outubro de 1882, em Salvador, pelos missionários pioneiros, estamos atrasados. Já se passaram 142 anos e ainda não alcançamos a marca de 500 mil batistas. Precisamos intensificar a evangelização da nossa Bahia com urgência.
Por isso, o foco da nossa Campanha é o Discipulado. Ou seja, fazer o que Jesus ensinou conforme Ele mandou. Discipulado é reproduzir os passos de nosso Salvador Jesus Cristo. O Discipulado envolve alguém conhecer o Evangelho, crer em Jesus, confessá-lo com a própria boca, ser batizado nas águas, ser integrado à igreja, aprender a obedecer à Palavra de Deus e servir ao Senhor, fazendo o que foi feito com ela.
Nosso desafio é que o Discipulado seja não só um programa ou uma estratégia, mas um estilo de vida. Por isso, conclamo cada igreja, pastor, lideranças das igrejas, promotores de missões e lideranças das associações a nos unirmos para fazer a Maior Campanha Missionária da história do Estado da Bahia.
Que o Senhor nos abençoe!
Em Cristo,
Gerente de Expansão Missionária
Â