DIA 18 - O Discipulado na Era Digital: Abordando os desafios e oportunidades do discipulado online
25 jul 2024, 00h00
“Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.” 1 Tessalonicenses 2:8
No finalzinho do dia, tinha terminado de tomar o café, estava assistindo um documentário quando o celular vibrou com uma mensagem via WhatsApp: “Preciso de ajuda! Perdi numa disciplina, briguei com minha mãe e estou pensando em desistir”. A mensagem era de um jovem que estava no início de sua jornada com Cristo, havia se mudado para outra cidade para estudar. Aquele garoto lidava com conflitos pessoais, familiares e uma crise de fé havia se formado.
Eu poderia deixar para depois, ou apenas dar um “joinha” e dizer que iria orar por ele. Porém, naquele momento, parei tudo o que estava fazendo. Surgiu uma grande oportunidade e eu não poderia deixar escapar. Semelhante ao Mestre, decidi acolher os conflitos e dores daquele jovem e auxiliá-lo a encontrar refrigério no Senhor.
Cuidado! Na Era Digital, a barreira da distância foi rompida. No entanto, é importante perceber os estragos decorrentes da superficialidade das interações online.
Em 1 Tessalonicenses 2.8, Paulo descreve seu ministério de uma maneira que ressoa com o discipulado autêntico. Ele não apenas compartilhou o evangelho, mas também sua própria vida, demonstrando amor e cuidado genuínos por aqueles que tinham vínculos. Por meio das cartas, o apóstolo cuidava e discipulava as pessoas que estavam vinculadas à sua rede de relacionamentos.
Em plena Era Digital, somos desafiados a desenvolver um relacionamento discipulador intencional e frutífero. Semelhante a Paulo, pude testemunhar de Cristo e seu amor. Em nossa jornada, a oportunidade de compartilhar o amor e a graça de nosso Senhor surgem numa mensagem, ligação ou até mesmo naquela reunião online do pequeno grupo. Apesar da distância física, é possível dialogar sobre os problemas, orar uns pelos outros e estudar juntos a Palavra de Deus.
Por meio das interações digitais é possível experimentar crescimento espiritual e encorajamento mútuo. O discipulado online requer criatividade e intencionalidade para manter a conexão genuína. Ao enfrentar esses desafios, podemos transformar a Era Digital em um ambiente de crescimento espiritual e discipulado eficaz.