DIA 15 - Discipulado e santidade: buscando a conformidade com Cristo no discipulado
22 jul 2024, 00h00
“Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” – I Pedro 1.15-16 (ACF)
Viver como Jesus é um desafio complexo para os cristãos. Como amar quem nos fere? Como manter a honestidade em meio à corrupção impune? Andar a milha extra, oferecer a outra face, amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem são conceitos difíceis de aceitar. Nosso Deus é amoroso, misericordioso, bondoso e compassivo, mas também justo e santo.
Desde a Queda, o ser humano se afastou do Criador, tornando-se egoísta e arrogante. Porém, ao longo da História, Deus mostrou a importância de viver em comunhão com Ele. Personagens como Enoque e Noé andaram com Deus, destacando-se em meio à corrupção. Israel foi chamado para ser um exemplo de santidade, mas muitas vezes falhou. Jesus, o Santo de Deus, veio para ensinar como viver segundo os padrões divinos exemplificando, com a própria vida, o perdão e amor.
Paulo exortou os cristãos a renovarem suas mentes em Cristo, para viverem conforme a vontade de Deus (Romanos 12.01-02). Viver em santidade não é se isolar, mas refletir os valores divinos. Devemos ser sal e luz, vivendo, cotidianamente, de forma irrepreensível em meio a uma sociedade corrompida. Assim, geraremos discípulos que almejarão viver como Cristo em todas as áreas de suas vidas.