Blog Anuncie a Palavra

DIA 07 - O papel da igreja no discipulado: Contribuição da igreja local para o crescimento espiritual dos novos discípulos

14 jul 2024, 00h00

Para Bill Hull, “O discipulado é uma decisão de viver com Jesus, por Jesus, e para Jesus. A igreja deve ser a comunidade que facilita essa jornada para cada crente.". 

O discipulado trata da responsabilidade cristã de levar outros à maturidade em Cristo (Colossenses 3.16). Essa é uma questão central. A igreja é a coluna e baluarte da verdade (1 Timóteo 3.15). É o lugar onde o discípulo é fortalecido na fé e onde são equipados para viver uma vida cristã.

Pensemos, em Mateus 28: “Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei”. Quem deve cumprir esses comandos na vida do discípulo? A igreja. O objetivo principal é fazer discípulos, e esses novos discípulos devem ser preparados para terminarem a obra de Jesus.

É missão da igreja instruir de tal forma o discípulo que o seu reingresso no mundo seja marcado por um nível de qualidade de vida e habilidades tão parecidas com Jesus que destroem os argumentos dos incrédulos (2 Coríntios 5.17).

Em síntese, o papel da igreja no discipulado precisa ser caracterizado, como aponta Gregg Allison, por:

  1. Ortodoxia (sã doutrina);
  2. Ortopraxis (prática correta) e
  3. Otopatheia (sentimento próprio).

Quando qualquer um desses três elementos é excluído do desenvolvimento de um discípulo, os outros dois elementos são afetados negativamente e a missão da igreja é prejudicada.

Oração

Senhor, agradecemos pela igreja, um lar espiritual onde podemos crescer e ajudar outros a crescer. Ajuda-nos a refletir Teu amor e Tua verdade em nossas comunidades. Amém.

Pr. Gamaliel Pina da Silva
Pastor da Primeira Igreja Batista em Iguaí-BA
@batistasbaianos