Blog Anuncie a Palavra

DIA 02 - O mandato da Grande Comissão: Explorando o chamado de Jesus para fazer discípulos

9 jul 2024, 00h00

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

Após a sua morte e ressurreição Jesus Cristo vai ao encontro dos seus discípulos no local onde Ele mesmo havia indicado e, ao aparecer, entrega-lhes um mandato: “Vão e façam discípulos”! Vejamos algumas implicações bíblicas sobre o mandato da grande comissão:

1) É UM MANDATO INTRANSFERÍVEL (v.18a) – Nós somos o instrumento de Deus na evangelização. Se negligenciarmos tal missão, quem o fará? O alcance da Bahia passa por cada batista baiano: nossa intercessão, nosso comprometimento em discipular pessoas e nossa generosidade em investir recursos financeiros. Tudo isso é responsabilidade dos discípulos de Jesus.

2) É UM MANDATO EXERCIDO NO PODER DE JESUS (v.18b) – Quando nos envolvemos na ação de discipular pessoas, não devemos fazê-lo confiados em nossas capacidades. Mas sim, na autoridade do Senhor! Não há em nós nenhuma capacidade natural para o exercício do discipulado. Somente em Jesus e por Jesus é que o discipulado se torna possível (João 15:5).

3) É UM MANDATO CONTÍNUO (v.19a) – Se optarmos por traduzir o verbo no gerúndio, teremos uma noção mais profunda de continuidade na execução do mandato que o Senhor nos deixou. Não existe um tempo restrito para o desenvolvimento do discipulado. Em todo o tempo e a todo momento, devemos fazer discípulos (2 Timóteo 4:2). Seja em casa, no trabalho, na escola ou na faculdade, onde quer que esteja devemos discipular pessoas.

Batistas baianos, é tempo de renovar o nosso compromisso com o mandato de Jesus Cristo. A Bahia precisa ser discipulada! Eu vou discipular, e você?

Pr. Odirlei Lima Carneiro
Pastor da Primeira Igreja Batista em Barreiras-BA
@batistasbaianos