
Discipulando as Gerações!
A campanha tem tudo a ver com essa ideia de “contar”:
- Histórias do evangelho que são contadas de geração em geração.
- A mensagem que passa de uma geração para outra.
- Expressões como “Ensino”, “Legado”, “Fé” ou “Missão”, dá a ideia de que todo o projeto orbita em torno desse compartilhar da Palavra.
Proposta central da Campanha
A proposta central para a identidade e conceito da campanha “Discipulando as Gerações!” é evidenciar a passagem do evangelho de uma geração para outra, reforçando o compromisso missionário de toda a igreja.
Visualmente, o logotipo, de rápida assimilação, comunica unidade e continuidade.
Conceitualmente, toda a linguagem deve gira em torno de contar histórias, vivenciar experiências e celebrar a transmissão da fé.
Assim, com essa ideia, nosso desejo é que cada igreja, independentemente de seu tamanho ou contexto, se sinta parte ativa no sustento missionário e, sobretudo, inspirada a levantar novas gerações de discípulos no estado da Bahia.
Arquétipo
Utilizado para criar uma conexão emocional profunda com o público. Dessa forma, ele passa a se identificar com a essência que a campanha quer transmitir, o que ajuda a fortalecer sua mensagem e a torná-la mais memorável.
O arquétipo da árvore
Uma maneira de criar uma identidade forte para a campanha é pensar em elementos visuais e conceituais que traduzam, de imediato, a ideia de continuidade, legado e transmissão de valores entre diferentes faixas etárias.
Simbolismos
RAÍZES - representando as gerações passadas.
TRONCO - simbolizando o presente.
GALHOS/FRUTOS - simbolizando a próxima geração.
Esse símbolo naturalmente passa a ideia de crescimento, herança e promessa de continuidade.
Para reforçar esse conceito, alguns detalhes podem ser incorporados ao design da árvore:
Imagem da Campanha
A imagem da árvore imponente sobre a pedra é o núcleo visual da campanha, reunindo em si todos os elementos simbólicos que desejamos comunicar e que você encontra no texto de Narrativa da Campanha. Assim como cada parte de uma árvore (tronco, raízes, galhos, folhas, frutos etc.) carrega uma missão, desejamos atrair os olhares e convidar as pessoas a refletirem sobre o discipulado de geração em geração.
Narrativa da Campanha
Imagine uma árvore forte e frondosa: suas raízes grossas e profundas representam as gerações passadas, que lançaram a base sólida da fé e dos valores cristãos; o tronco, firme e visível, simboliza o presente, sustentando toda a estrutura e servindo como elo vivo entre aquilo que já foi construído e o que ainda está por vir; por fim, os galhos e frutos apontam para as gerações futuras, renovando continuamente a esperança e garantindo a perpetuação do legado missionário. Essa árvore não é apenas um emblema estático, mas um organismo vivo que traduz a dinâmica do discipulado intergeracional. As raízes, ao representarem os pais, avós e líderes do passado, falam de uma herança espiritual sólida, cheia de histórias e exemplos de fé que nutrem o restante da árvore. O tronco, que dá sentido e unidade ao todo, mostra como o presente deve ser forte e consistente para que os frutos sejam saudáveis. Já os galhos, em constante crescimento, recordam que há espaço para novos sonhos, novos obreiros e novas formas de expressar o evangelho — como uma convocação para olhar adiante e fortalecer o compromisso missionário com a Bahia. Cada parte dessa árvore carrega uma missão: as raízes contam de onde viemos, o tronco sustenta o hoje e os galhos/frutos apontam para o futuro. Ao usar esse símbolo na identidade visual da campanha “Discipulando as Gerações!”, transmitimos a ideia de continuidade e chamamos atenção para a responsabilidade de cuidar da “terra” que é o coração das pessoas. Tal conceito pode ser explorado em todas as peças de comunicação, desde o cartaz principal até folders, vídeos e materiais digitais, reforçando a noção de que todos fazem parte de um processo vivo e em constante evolução. Seja uma criança, um jovem ou um adulto, cada um encontra o seu lugar nessa “árvore” que floresce de geração em geração, fortalecendo o chamado missionário em todo o Estado.