Blog Reaja!

REAJA! 52 PRINCÍPIOS SOBRE O LIVRO DE NEEMIAS

Princípio 40: Prontidão
11 ago 2021, 00h00

Prontidão

“Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho. Daquele dia em diante, enquanto a metade dos meus homens fazia o trabalho, a outra metade permanecia armada de lanças, escudos, arcos e couraças. Os oficiais davam apoio a todo o povo de Judá e cada um dos construtores trazia na cintura uma espada enquanto trabalhava; e comigo ficava um homem pronto para tocar a trombeta.” Neemias4:15-16, 18NV.I

Após os judeus vestirem suas armaduras, e corajosamente se posicionarem para lutar, os adversários desistiram de atacá-los. O inimigo foge de pessoas resistentes! “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” Tiago 4:7 NVI. Embora Deus tenha frustrado o plano do exército inimigo, os israelitas não abandonaram as suas armas! Eles deram continuidade ao trabalho, e permaneceram em prontidão para combater qualquer ataque. A prontidão é a indispensável ferramenta de suporte. Ela nos mantém em estado de alerta, e preparados para agir em situações inesperadas. Afinal, depois que recomeçamos, precisamos estar sempre prontos para atuar em ocasiões atípicas. Pois, planejamento é prudência!

Você já notou que muitas pessoas fracassaram porque foram pegas de surpresa? Quantas empresas fecharam após mudanças inusitadas? Elas não estavam preparadas para lidar com o "novo". Neemias deixou os construtores prontos pra combater qualquer nova ameaça. Todos eles sabiam o que fazer se ouvissem o som da trombeta. Eles dormiam e acordavam prontos para lutar. “Nem eu, nem os meus companheiros, nem nenhum dos meus empregados ou guarda-costas tirávamos as nossas roupas, nem mesmo para dormir. E todos nós estávamos sempre com as nossas armas nas mãos.” Neemias 4:23 NTLH As armas estavam sempre nas mãos! Precisamos agir como Neemias diante das batalhas espirituais que enfrentamos. Precisamos de prontidão! O inimigo não pode nos pegar de surpresa, não pode nos encontrar despreparados, dia e noite precisamos segurar a espada, que é a Palavra de Deus. “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17b NAA. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas,” Hebreus 4:12a NAA. A Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) é uma arma viva e eficaz, ela é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, ela destrói os planos do inimigo. Como está escrito no primeiro salmo, aquele que medita na Palavra do Senhor, dia e noite, é bem-sucedido. “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! ” Salmos 1:3 NVI. A força de vontade, o empenho, e a garra para concluir a obra, demonstrados no livro de Neemias, é algo impressionante e inspirador. Para sermos bem-sucedidos, precisamos segurar a espada (Palavra de Deus) e estar pronto (preparado) para vencer qualquer situação. Segure a Palavra!