Criança

Acesse o conteúdo especial que preparamos para o líder de criança.

Devocionais para Crianças

Por Luciene Freitas | Escritora e missionária da CBBA em Santa Brígida
 

Prova de Matemática

Versículo: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” (João 11. 27)
Texto: João 11. 17-27

História:

Um dia, Lilica chegou da escola preocupada, nervosa e agia de forma esquisita. Ana, sua irmã mais velha, perguntou pra ela o que estava acontecendo.

-- É que eu vou fazer prova de matemática amanhã. Tem muita coisa para estudar e estou com medo de não conseguir tirar uma boa nota.

Ana respondeu rindo e dando um tapinha nas costas de Lilica: - Não se preocupe, eu sei que você vai conseguir. Você é inteligente, boa aluna e sempre tirou boas notas. Não vai ser agora que você vai se dar mal na prova.

Lilica ainda meio sem acreditar em sua irmã perguntou: - Como você pode ter tanta certeza disso, Ana? Essa prova está mais difícil e com muita coisa para estudar.

-- Sei disso, porque sou sua irmã, amiga, te conheço e sei do que você é capaz. Sabe Lilica, essa conversa me lembrou uma história da Bíblia. Marta, Maria e Lázaro eram amigos de Jesus. Eles O conheciam. Sabiam que Ele podia fazer qualquer coisa. Então, num momento muito triste, porque Lázaro tinha morrido, Marta disse à Jesus: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. Ela acreditava em Jesus, porque andava com Ele. Ela O conhecia. Lilica, eu sei que você vai conseguir fazer uma boa prova. As duas se abraçaram rindo.

Oração: Senhor, quero andar de mãos dadas contigo todos os dias da minha vida. Quero ser seu (sua) amigo(a) e te conhecer tanto que eu te ame do fundo do meu coração. Amém!

Atividades:

- Você é amigo de Jesus?
- O quanto você conhece Jesus? Um pouquinho? Um pouco? Ou um poucão?


Acabando com o bullying

Versículo: "Tudo é possível àquele que crê." (Marcos 9. 23)
Texto: Marcos 9. 14-27

História:

Maria estuda na mesma sala de Lilica. Ela é uma menina inteligente, calada, usa óculos e aparelho. Um dia, a professora passou uma atividade para ser feita em duplas e as duas sentaram juntos. Lilica perguntou o que estava acontecendo, porque ano passado ela era legal, conversava, brincava, essas coisas. Mas este ano ela estava mais calada, quieta e um pouco triste. Maria contou que estava sofrendo bullying e isso a deixava mal. Lilica perguntou se ela já tinha falado com alguém.

-- Falei com umas colegas, mas elas têm medo dos meninos também.
-- Acho que você falou com as pessoas erradas. Quando coisas assim acontecem, a gente precisa falar com as pessoas certas, que são a professora, a diretora e nossos pais.
-- Lilica, eu tenho medo. Não sei se isso vai dar certo. Será que eles podem realmente me ajudar?
-- Claro que podem. Eles são as pessoas certas para te ajudar. Maria, na Bíblia tem uma história de um menino que sofria igual a você. O pai dele estava preocupado porque há anos ele sofria com um problema muito sério. Até que um dia, esse pai pediu ajuda para umas pessoas, mas elas não podiam ajudá-lo. Então ele falou com Jesus. Sabe quando você fala com alguém sem acreditar muito que ele pode te ajudar? Foi o que aconteceu e Jesus não gostou. Ele disse àquele homem "Tudo é possível àquele que crê." E o homem respondeu: EU CREIO! Na mesma hora Jesus libertou o filho dele.

Maria, se você pedir ajuda para as pessoas certas e acreditar, isso vai acabar. Ela respondeu: EU CREIO!

Oração: Senhor me ajude a acreditar no Senhor de verdade e me livra do mal. Amém.

Atividades:

- Você sabia que a gente precisa acreditar de verdade em Jesus para ver as coisas maravilhosas que Ele pode fazer?
- Existe alguma coisa que Jesus não possa fazer?


Jesus é meu herói

Versículo: "para Deus não existe nada que lhe seja impossível!” (Lucas 1. 37)
Texto: Lucas 1. 36-38

História:

Lilica estava sentada no chão da sala brincando com suas bonecas, quando seu pai passou. Ela o convidou para brincar e tomar um chá com sua bonecas super-heroínas.

Eles fizeram de conta que as bonecas estavam fazendo um desfile e conversando sobre suas habilidades para descobrir qual delas era a mais forte e poderosa. De repente o pai dela parou e perguntou: - Lilica, qual dessas super-heroínas você acha que é a mais poderosa?

-- A mais poderosa. Deixe-me ver... É a Supergirl.
-- Não é, não. Se ela ficar perto de uma pedra de Kriptonita, ela vai perder todo o seu poder.
-- Então, a mais poderosa é a Mulher Maravilha, disse Lilica.
-- Também não, disse o pai. Se a Mulher Maravilha perder seu bracelete, tiara e o laço da verdade, ela perde seu poder.
-- Hum... então a mais poderosa é a Batgirl.
-- Ela mesma, não. A força da Batgirl vem do cinto de utilidades. Quando ela está sem o cinto, é uma pessoa igual a você e eu.  Mas sabe filha, eu conheço um super-herói que é o mais forte de todos, ele é super poderoso. O nome dele é Jesus e ele é o maior dos super-heróis, pois para Ele nada é impossível. Ele é mais esperto, forte e poderoso do que todos os outros. Ele criou o mundo junto com Deus. Ele pode curar, salvar, perdoar os pecados, libertar e até ajudar uma velhinha a ficar grávida. Foi o que aconteceu com a prima de Maria na Bíblia. Agora me diga: qual desses seus super-heróis consegue fazer tudo isso?
 

Oração: Senhor me ajude a lembrar que o Senhor é o TODO PODEROSO e que nada é impossível para o Senhor.

Atividades:

Você acredita que Jesus consegue fazer qualquer coisa?
- A partir de agora, quando uma coisa difícil acontecer, a quem você pedirá ajuda?
 

Uma pergunta importante

Versículo: "... que devo fazer para ser salvo? "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". Atos 16. 30,31)
Texto: Atos 16. 25-31

História:

Lilica estava conversando com seu colega Zinho, via WhatsApp, sobre uma história da Bíblia que ela tinha lido.

-- Zinho perguntou: Lilica, você tem certeza que vai para o céu?
-- Lilica: Sim.
-- Zinho: Como você consegue ter essa certeza?
-- Lilica: Porque eu creio em Jesus.
-- Zinho: O que eu preciso fazer para ter essa certeza e ser salvo?
-- Lilica: Crer em Jesus.
-- Zinho: Só isso?
-- Lilica: Só. Jesus fez tudo o que tinha que fazer. Agora, a gente só precisa crer nele.
 

Oração: Senhor, me ajude a crer no Senhor de verdade e a falar para meus colegas que só o Senhor salva.

Atividades:

- Você já falou para algum amigo que só Jesus pode nos salvar?
- Se ainda não falou, qual foi o motivo?
 

Orando com fé

Versículo: “Senhor, se quiseres, podes curar-me! Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe e disse: “Sim, quero, sê curado!”. (Lucas 5. 12,13).
Texto: Lucas 5. 12-15

História:

Um dia, a tia de Lilica ficou doente e ela ficou triste. Então sua mãe perguntou porque ela estava preocupada.

-- Mãe, estava pensando em minha tia, não quero que ela continue doente.
-- Filha, você sabia que na Bíblia conta a história de um homem que estava com uma doença muita feia na pele. Um dia, ele encontrou com Jesus e disse: Senhor, se o Senhor quiser pode me curar. Sabe o que Jesus respondeu? Sim, quero, fique limpo e na mesma hora ele foi curado.
 

Lilica, minha filha, sabe o que precisamos fazer? Orar. Falar com Jesus. Pedir a Ele para curar sua tia. Mas tem que pedir com fé. Acreditando de verdade, assim, EU CREIO que sua tia ficará curada.

Oração: Senhor, me ajude a gostar de falar contigo e a crer que o Senhor tem poder para curar.

Atividades:

- Você já ficou doente?
- Quando você ficou doente, você orou e pediu que Jesus te curasse?

31 atividades missionárias para desenvolver com as crianças

Por Luciene Freitas | Escritora e missionária da CBBA em Santa Brígida
 

Atividade 1: Confeccionar o painel e o cantinho de missões em sua casa

Baixe e imprima ou copie o cartaz da campanha. Escreva seu nome e procure um lugar na casa para ser o seu cantinho missionário. Combine com seus pais. Pode ser na porta do guarda-roupa, em uma parede do seu quarto ou onde for melhor. BAIXE AQUI O CARTAZ OFICIAL

Atividade 2: Confeccionar o cofrinho missionário

Baixe e imprima ou copie o rótulo do cofrinho missionário da campanha. Pinte e deixe ele bem bonito. Cole ao redor de uma lata de leite em pó ou achocolatado. BAIXE AQUI O RÓTULO DO CORINHO

Atividade 3: Plantinha da fé

Que tal começar a fazer uma hortinha em casa? Pode ser até em lata de conserva. Coloque terra adequada, semente e molhe. Todos os dias, observe e cuide da sua planta. Você vai ver como ela cresce. A fé é do mesmo jeito, parece uma plantinha. Precisa ser cultivada para que ela cresça, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus. (Romanos 10.17)

Atividade 4: Desenhar a divisa na mão

Coloque sua mão em cima de um papel, pegue um lápis e contorne a mão fazendo um desenho dela. Depois recorte e escreva a Divisa da campanha nesse molde. Igual ao modelo.

Atividade 5: Devocional Prova de Matemática

Veja em Devocionais para Crianças, no início desta página.

Atividade 6: Montar o quadrado missionário:

Orar – Ir – Contribuir – Compartilhar

Use cartolina, papelão ou EVA (emborrachado) para fazer o nosso quadrado missionário. Esse quadrado ou quadro missionário te ajudará a lembrar de que, para fazer missões, é necessário Orar – Ir – Contribuir – Compartilhar BAIXE AQUI O MODELO DO QUADRO

Atividade 7: Pinte o vitral com o tema

Descubra a frase escondida no vitral e pinte de vermelho. Depois, pinte cada pedacinho de uma cor diferente. Deixe seu desenho bem colorido. BAIXE AQUI O MODELO DO VITRAL

Atividade 8: Selfie missionária

 Fazer uma selfie e postar com a moldura que diz: Eu Creio e sou um missionário. Usar a hashtag #campanhaeucreio.

Atividade 9: Karaokê missionário

Faça uma playlist de músicas missionárias infantis e solte o som. Vale chamar a Família para participar, com direito a prêmio para o melhor cantor.

Atividade 10: Jogo da memória

Com a ajuda de uma régua, faça quadrados de 4×4 cm em cartolina ou papelão e, em seguida, recorte. É preciso que sejam cortados em número par e num dos lados colar ou desenhar uma figura que tenha um par igual.

Atividade 11: Bolo Missionário

Chame sua mãe para te ajudar a fazer um bolo bem gostoso. Corte as fatias ou pedaços e venda para seus vizinhos, colegas ou parentes. Guarde o dinheiro para dar sua oferta de missões.

Atividade 12: Devocional - Acabando com o bullying

Veja em Devocionais para Crianças, no início desta página.

Atividade 13: Pote de oração

Coloque seus pedidos de oração em um pote de vidro transparente. Solte sua criatividade pode escrever ou desenhar em pedaços de papel coloridos ou da mesma cor. Peça por sua família, colegas, missionários, para que as pessoas queiram aceitar a Jesus e o que mais você quiser pedir. Cada vez que você tirar um pedacinho de papel do seu potinho de oração, você fará uma oração por aquele pedido.

Atividade 14: Boliche

Use 6 garrafas pet, latas ou caixas de leite ou achocolatado para serem os pinos. Escreva em cada uma os inimigos do trabalho missionário: MEDO – CANSAÇO – FALTA DE FÉ – PREGUIÇA – DESOBEDIÊNCIA – TEIMOSIA. Use uma bola de papel, isopor ou meia e escreva: ORAÇÃO. A oração é a arma que o missionário usa para derrubar os inimigos.

Atividade 15: Mensagem para os professores da escola

Mande uma mensagem para sua professora na escola. Diga a ela que Deus a ama. Que ela é importante para Deus e para você. Ore por sua professora e seus colegas, para que eles aceitem a Jesus como Salvador.

Atividade 16: Jantar sertanejo

Combine com seus pais para vocês fazerem uma noite sertaneja em sua casa com direito a comidas típicas, roupas, músicas. Aproveitem para fazer um culto e orar pelos missionários baianos. Lembrem-se de tirar fotos e compartilhar na #campanhaeucreio

Atividade 17: Cartinha ou desenho para os profissionais de saúde do seu bairro

Chame as crianças de sua igreja ou PGMI para cada uma fazer uma cartinha ou desenho para os profissionais de saúde que trabalham no posto de saúde ou hospital perto de sua casa.

Atividade 18: Caça ao tesouro

Baixe a atividade, imprima, pinte e encontre o tesouro. BAIXE AQUI A IMAGEM.

Atividade 19: Devocional: Jesus é meu herói

Veja em Devocionais para Crianças, no início desta página.

Atividade 20: Amarelinha de oração

Faça uma lista com 10 motivos de oração. Exemplo:

  • Pelo trabalho missionário na Bahia;
  • Por todas as pessoas que trabalham no escritório da Convenção Batista Baiana;
  • Por todos os missionários do campo baiano;
  • Para que alcancemos o alvo de missões;
  • Que Deus abra os ouvidos e o coração do povo baiano para que ouça, entendam e aceitem a Jesus;
  • Pela descoberta da cura para a COVID-19;
  • Por seus professores e colegas;
  • Por sua igreja;
  • Por sua família;
  • Para que você seja um grande amigo de Deus por toda a sua vida.

Esse é o mesmo jogo de amarelinha que você está acostumado a brincar, mas dessa vez a diferença é que você vai brincar e orar. Por exemplo: se você jogar a pedrinha e ela cair no número 5, você vai pular até lá, pegar a pedrinha e orar pelo motivo que está escrito no número 5 de sua lista.

Atividade 21: Mensagem no prendedor de roupas

Pegue um prendedor de roupas e escreva na lateral: Mensagem para você. Recorte e cole um pedacinho de papel em cada parte da abertura do prendedor, imitando um envelope de carta. Quando abrir o prendedor, terá a seguinte mensagem: Jesus te . Dê de presente a um colega e aproveite para falar do amor de Jesus por ele.

 

Atividade 22: Dar a alguém não crente uma caixinha com o plano de salvação

Baixe o molde da caixinha, imprima, recorte, cole e pinte. Monte a caixinha e, se possível, coloque um bombom dentro. Dê de presente para um colega e fale para ele do amor de Deus usando o versículo de João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. BAIXE AQUI O MOLDE.

Atividade 23: Caça-palavras

Encontre as palavras da divisa da Campanha de Missões Estaduais 2020 (COLOCAR LINK PARA BAIXAR O CAÇA-PALAVRAS)

Atividade 24: Teatro de fantoche de meia

Pegue duas meias velhas e transforme em dois personagens. Vale colocar cabelo de lã, olho de papel, boca de tinta guache. Faça como for possível. Chame seus pais para ser a plateia. Você pode contar a história do devocional de domingo ou outra que você lembrar.

Atividade 25: Piquenique em casa

Convide seus pais para participar de um piquenique em casa. Escolham um lugar com espaço para vocês sentarem no chão. Peça para sua mãe forrar o chão com uma toalha ou lençol. Coloquem biscoitos, sucos, bolo, o que vocês tiverem em casa. Brinquem, conversem, olhem fotos e encerrem essa atividade orando e agradecendo a Deus por esse momento.

Atividade 26: Devocional - Uma pergunta importante

Veja em Devocionais para Crianças, no início desta página.

Atividade 27: Teatro com dedoche

Use uma caneta de sua cor preferida e faça uma carinha no seu dedo indicador de cada mão, depois, faça um teatrinho como se você estivesse falando de Jesus para um colega.

Atividade 28: Recado no balão

Escreva a divisa da campanha de missões (Disse Jesus: Porque para Deus nada é impossível. – Marcos 9. 23) em um pedaço de papel. Dobre bem pequenininho e coloque dentro de uma bola de soprar vazia. Coloque o balão dentro de um envelope e faça um desenho bem bonito. Capriche. Dê de presente para um colega. Peça para ele soprar o balão e depois estourar para ler o recadinho. Aproveite para falar de Jesus.

Atividade 29: Falar de Jesus para um amigo pelo Whatsapp

Você lembra que o devocional de domingo falou de Paulo e Silas? Lembra o que eles fizeram na prisão? Cantaram e falaram sobre Jesus com o carcereiro. Você poderia fazer o mesmo. Mandar uma mensagem para um colega e fale de Jesus para ele via Whatsapp.

Atividade 30: Fazer um vídeo de 15 segundos dizendo Eu Creio porque...

Depois de todas as atividades que fizemos este mês, agora é a sua vez de dizer porque você crê. Faça um vídeo de 10 a 15 segundos dizendo EU CREIO PORQUE... compartilhe usando a #campanhaeucreio

Atividade 31: O que você mais gostou nesta campanha?

Faça um desenho ou escreva o que você mais gostou nessa campanha de missões e compartilhe usando a #campanhaeucreio

Atividade Bônus: Festa de aniversário missionária

Sabia que você pode aproveitar seu aniversário e fazer uma festa missionária? Monte sua festinha em casa, convide dois ou três colegas para participarem via Whatsapp. Conversem, cantem, brinquem e antes de cantar parabéns, fale de Jesus para eles. Topa o desafio? BAIXE AQUI OS MOLDES DO KIT FESTA.

Devocional: Orando com fé

Veja em Devocionais para Crianças, no início desta página.

BAIXE AQUI O QUADRO COM TODAS AS ATIVIDADES E IMPRIMA.