Pastor

Acesse o conteúdo especial que preparamos para você!

Como completar a missão

AT 11:20-22

Muitas vezes, nos sentimos desencorajados no ministério. Acreditamos que temos tido lutas muito difíceis, que as barreiras que enfrentamos são praticamente intransponíveis. Mas, se olharmos com cuidado para a Palavra de Deus, vamos perceber que o início da história da igreja é marcado por um tempo de muita dificuldade e limitações.

Quando a Igreja primitiva surgiu, a sociedade romana a atacou e resistiu de todas as formas possíveis; dentro do próprio judaísmo os cristãos encontraram um ambiente muito hostil. Os cristãos eram perseguidos por todos os lados; eles eram caluniados, chegaram a ser considerados como criminosos. Mas, apesar de tudo isso, a igreja primitiva cresceu de forma exponencial. Qual o segredo desse crescimento? Como completaremos a missão?

Tendo a mão do Senhor conosco

A igreja primitiva não tinha a metade da disponibilidade tecnológica que nós temos, eles não tinham a riqueza material que nós temos, não tinham a infraestrutura organizacional que nós temos. Mesmo assim, aquela era uma igreja que crescia abundantemente, porque o que eles tinham – e faz toda a diferença para o sucesso da missão de evangelizar o mundo – era o poder do Espírito. A igreja primitiva era uma igreja de testemunho, eles eram cheios do Espírito Santo e, como a obra do evangelho é sobrenatural, somente com o poder sobrenatural do Espírito Santo conseguimos vencer. Vamos encontrar várias vezes relatos do compromisso com a oração e com a palavra de Deus que aqueles primeiros irmãos tinham. Se queremos completar a missão que recebemos, precisamos do mesmo compromisso, precisamos de uma vida cheia do poder do Espírito, precisamos da mão do Senhor em nosso favor, prosperando a obra dEle. Não venceremos por sermos excelentes estrategistas, por termos as mentes mais inteligentes do mundo, mas venceremos no poder o Espírito Santo. A promessa do Espírito está associada ao recebimento do poder que nos torna capazes.

Conseguiremos completar a missão...

Usando experiências amargas para a glória de Deus

A igreja primitiva recebeu o poder do Espírito Santo. Ela cresceu surpreendentemente e de maneira muito rápida e o inimigo levantou a primeira perseguição. O apóstolo Tiago foi assassinado, Estêvão foi morto, os tempos eram contrários.

Muitas vezes, nós nos lamentamos e reclamamos de nossas limitações e sofrimentos, mas Deus quer usar eles para glorificar seu próprio nome. A igreja tinha o poder do Espírito, mas ela se acomodou em Jerusalém. Deus permitiu esse tempo de sofrimento para que houvesse o avanço do trabalho missionário da Igreja. Como bem disse Tertuliano: “o sangue dos mártires é a semente dos cristãos.” E entre aqueles que se converteram, estavam homens cíprios e cirenenses. Àquela altura, o evangelho já tinha salvos de Cirene, norte da África, e de Chipre, que fica no mediterrâneo e era considerado território europeu. Aqueles cristãos correram para Antioquia, na Síria, que estava na Ásia. Podemos perceber que, já em sua fase embrionária, o cristianismo estava representado por todos os continentes e, como o grego era a linguagem franca, aqueles homens cíprios e cireneus tinham tanto culturalmente, como linguisticamente capacidade de comunicar o evangelho em Antioquia.

Mas o texto avança e nos mostra que vamos completar a missão...

Enviando as pessoas certas para os lugares certos

Quando a Igreja de Jerusalém descobre que o evangelho está prosperando em Antioquia, eles enviam a José. Eu sei que você leu Barnabé, mas este é o apelido dele, o filho do profeta (Bar Nabid), ou da Consolação, mas seu nome originário nos é apresentado em Atos 4. Ali também ficamos sabendo de seu caráter abnegado: ele vendeu e doou a sua herança para missão. O homem com o coração certo, que não era avarento, não buscava riquezas humanas. Mas, além disso, o texto nos diz que José, ou Barnabé, além de alguém de confiança, era natural de Chipre, ele mesmo era um cipriota, conhecia o grego, conhecia a cultura, estava apto tanto em termos de caráter, quanto de preparação cultural para cumprir a missão. Precisamos buscar de Deus pessoas que tenham as características certas, o caráter certo, a piedade testada e aprovada. Pessoas que, cheias do Espírito Santo, cumpram a missão dentro daquilo para que Deus as preparou.

Vamos completar a missão quando nossa maior dependência e segurança estiverem no poder de Deus, por meio do Espírito Santo. Quando avançarmos em nossa vida devocional, na piedade cristã e no amor ao Senhor, estaremos prontos para cumprirmos nossa missão. Vamos completar a missão, quando usarmos nossas experiências amargas, dando lugar para que, em meio ao sofrimento, as pessoas consigam enxergar o poder de Deus VIVO, operando em nós e através de nós. Vamos completar a missão quando enviarmos os nossos melhores irmãos para os lugares certos, no tempo certo, debaixo da direção do Espírito Santo de Deus.

Pr. Riedson Filho - Pastor da Igreja Batista Monte Gerizim – Salvador-BA | 1º Vice-Presidente da Convenção Batista Baiana


Narrativa sobre o tema da Campanha para ilustrar o boletim dominical

Certa vez, eu estava em uma festa de aniversário e vi um garotinho dobrando um avião de papel de maneira desajeitada. Ele parecia estar lutando para fazer as dobras certas e estava claramente frustrado com seu progresso lento.
Eu me aproximei dele e perguntei se ele gostaria de algumas dicas para ajudá-lo a fazer um avião melhor. Ele ficou animado e me mostrou o que havia feito até aquele momento. Juntos, fizemos algumas dobras e logo o avião de papel começou a tomar forma.
O garotinho ficou muito animado quando o avião finalmente decolou e voou pelo ar. Ele olhou para mim com um sorriso enorme e agradeceu a ajuda.
Aquela experiência me fez pensar em como podemos ser como aquele avião de papel. Muitas vezes, lutamos para encontrar nosso caminho na vida, e às vezes parece que estamos nos esforçando tanto para fazer as dobras certas, mas sem sucesso.
Mas quando nós voltamos para a palavra de Deus, podemos encontrar as dicas e orientações de que precisamos para seguir em frente. A palavra de Deus é como uma instrução de dobradura para a vida, mostrando-nos como fazer as dobras certas para alcançar nossos objetivos e cumprir nossa missão.
Assim como aquele avião de papel, podemos nos tornar portadores da palavra de salvação do evangelho de Jesus, levando a mensagem de amor e esperança a todos que encontramos. Quando seguimos a palavra de Deus e vivemos nossas vidas de acordo com seus ensinamentos, podemos voar para toda parte e levar a mensagem de salvação a todos os cantos da Bahia.
 

Calné de Oliveira - Especialista em Comunicação e Criador de Conteúdo na Área de Missões


Veja também

Baixe o E-Book de Apresentação da Campanha 2023 completo AQUI
@batistasbaianos